Feito por: Marina Briata, Maria Alice, Lorena Ferreira, Samantha Carvalho, Patrícia Pinho e Stefany Matos
Disciplina: Língua Portuguesa.
Tema central: Sustentabilidade e
Meio Ambiente.
Objetivo Geral: Desenvolver o
conceito e os benefícios do tema central com os alunos, para que assim possam colaborar para
um mundo mais sustentável, pois ações feitas hoje podem ter conseqüências futuras.
Turma:
3º ano.
Faixa etária: 07 aos 09 anos.
Faixa etária: 07 aos 09 anos.
Primeiro dia:
Tema da aula: O que é
Sustentabilidade?
Tema transversal: Português e
ciências.
Gênero: Artigo de opinião.
Eixo: Práticas de reflexão sobre
o uso da língua, oralidade e práticas de leitura.
Objetivo da aula:
Desenvolver o conceito sobre o tema trabalhado, dar o
primeiro passo para que os alunos se tornem “ecologicamente alfabetizados”,
trabalhando com pequenos textos para que desenvolvam também a oralidade e a
escrita.
Procedimento metodológico:
- 1º
momento: Fazer uma roda com os alunos para que possa apresentar o tema.
- 2º
momento: Distribuir um pequeno texto com o conceito do tema, e pedir para
cada aluno ler um trecho.
- 3º
momento: Explicar o tema para os alunos e entregar uma folha para cada um,
para que escrevam em cinco linhas o que é sustentabilidade, depois de
pronto eles trocarão os trabalhos e cada um irá ler o que o colega de
turma escreveu.
- 4º momento: Pedir para que realizem uma pequena pesquisa em casa sobre o tempo de decomposição dos objetos.
Avaliação:Observação de como o aluno desenvolveu as
atividades em sala, como a leitura do texto e a produção de texto.
Segundo dia:
Tema da aula: O caminho do lixo.
Tema transversal: Português e
Ciências.
Gênero: Redação.
Eixo: Práticas de produção
textual; Oralidade.
Objetivo da aula:
- Discutir
a idéia de preservação do meio ambiente;
- Conhecer
o processo da coleta e o destino do lixo escolar;
- Identificar quem produz e quem cuida do lixo escolar.
Procedimento metodológico:
- Primeiro momento:Iniciar uma discussão com a turma sobre os problemas ambientais da atualidade, usando como recurso imagens (figuras). Procure figuras que representem: aquecimento global, enchentes, rios poluídos, trânsito, lixo na comunidade e lixo na escola e cole em uma cartolina. Mostre as imagens e questione às crianças: o que está acontecendo? Que local é este? Por que será que estes fenômenos estão acontecendo no ambiente? Como as pessoas interferem no ambiente? Valorize as respostas dos alunos e os ajudem a ampliar suas percepções sobre o ambiente, além da própria ampliação da linguagem oral.
- Segundo momento: Selecionar uma figura que representa o lixo escolar e colocar as crianças para observar e falar em voz alta do que se trata. Em seguida faça as seguintes perguntas, onde o lixo da sua escola fica localizado? Quem produz este lixo? Quem são as pessoas responsáveis pela coleta do lixo na escola? Na etapa seguinte, você mostra algumas imagens e solicita que as crianças eliminem aquela que demonstra uma atitude errada na coleta do lixo. Assim, faça uma discussão sobre as atitudes que as pessoas devem ter com a coleta e em seguida coordene a produção de um texto coletivo, refletindo a idéia do grupo sobre a coleta do lixo escolar.
Avaliação:
Participação do aluno na roda de conversa; a compreensão do
processo da coleta do lixo escolar; os questionamentos que foram realizados.
Terceiro dia:
Tema da aula: Reaproveitando os alimentos.
Tema transversal: Português, Ciências e Matemática.
Gênero: Receita.
Eixo: Oralidade, práticas de reflexão sobre o uso da escrita
e práticas de leitura.
Objetivo da aula:
- Mostrar
que a sustentabilidade está em vários assuntos, inclusive nos alimentos.
- Conscientizar
as crianças de que não podemos desperdiçar alimentos;
- Estimular
as crianças a reduzirem o desperdício de alimentos tanto em casa quanto na
escola;
- Mobilizar
as famílias junto com a escola contra o desperdício de alimentos a partir
da conscientização dos alunos, assim eles poderiam contar aos pais a
importância do assunto e mostraria o que aprendeu nessa aula.
- Estimular nas crianças a importância do aproveitamento integral dos alimentos, por intermédio da elaboração de receitas que utilizem cascas, talos e folhas dos alimentos, dentre outras partes que, geralmente, são dispensadas no lixo;
Procedimento metodológico:
- 1º momento: Começar uma conversa sobre
o que é feito com os alimentos que sobram em suas casas. Explicação sobre
o assunto.
- 2º momento: mostrar receitas feitas com
ingredientes reaproveitáveis e junto mostrar a estrutura de uma receita e
mostrar suas características introduzindo previamente o conceito das
medidas em uma receita.
- 3 º momento: Se a escola tiver espaço físico e
propício, o professor junto com a turma poderá fazer uma receita ou
simplesmente levá-la pronta para que eles possam degustar.
Avaliação:Observação no entendimento do aluno a esse
gênero textual,percepção de estrutura,cronologia da receita e a questão da
quantidade.
Material utilizado:
Receita
Bolo de casca de
banana
Ingredientes:
Massa:
4
unidades de casca de banana
2
unidades ovo
2
xícaras (chá) de leite
2
colheres (sopa) de margarina
3
xícaras (chá) de açúcar
3
xícaras (chá) de farinha de rosca
1
colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura:
½
xícara (chá) de açúcar
1½
xícara (chá) de água
4
unidades de banana
½
unidade de limão
Modo de preparo:
Lave as bananas e descasque.
Separe as cascas para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve na
geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as
cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de
rosca. Mexa bem. Por ultimo, misture delicadamente às claras em neve e o
fermento. Despeje em uma assadeira untada com margarina e enfarinhada. Leve ao
forno medo preaquecido por aproximadamente 40 minutos. Para a cobertura, queime
o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as
bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda
quente.
Quarto dia:
Tema da aula: Cuidando da natureza.
Tema transversal: Português e Ciências.
Gênero: Poético.
Eixo: Produção Textual
Objetivo da aula:
- Promover
a aproximação do texto poético.
- Estimular a prática de leitura de poemas.
Procedimento metodológico:
- 1° momento: Fazer uma roda de conversa sobre os
assuntos estudados nos dias anteriores. O professor fará questões sobre
sustentabilidade para verificar o conhecimento adquirido dos alunos.
- 2° momento: apresentação de cartazes de distribuição do texto. O professor ira expor um cartaz com o poema em letras maiúsculas e distribuirá o texto para os aluno lerem primeiramente em voz baixa. O tempo para a leitura é fundamental para que as crianças se familiarizem com o poema. Posteriormente será feita a leitura coletiva do cartaz e os alunos serão motivados a apresentarem as opiniões sobre o poema.
- 3° momento: Trabalho em grupo/produção de poemas.
Feito a leitura do texto, a turma será dividida em grupos para produzirem
pequenos poemas sobre a poluição e sustentabilidade. Todo o processo deve
ser acompanhado e auxiliado pelo professor. Depois de produzido todos os
poemas, os alunos irão apresentá-los para a turma.
Avaliação:
Observar se houve um entendimento da estrutura do poema, se a coletividade foi
bem trabalhada e se houve uma compreensão do tema abordado.
Poema a ser trabalhado:
Cuidando da
natureza
(Leila Maria Grillo)
Vamos cuidar
Da mãe Natureza
Preservando a vida
Do nosso Planeta.
Não desperdicem água
Para não faltar
Separe todo lixo
Para reciclar.
Não destruam as matas
Árvores e flores
Que enfeitam o mundo
Com as suas cores.
Não poluam o ar
Isso não é legal
Na certa vai causar
O aquecimento global.
Vamos trabalhar
Nessa tarefa urgente
Para preservar
O nosso meio ambiente.
Quinto dia:
Objetivo da aula:
- Proporcionar
momentos de reflexão sobre a necessidade de mudanças de postura em relação
ao meio ambiente a partir de dinâmicas interativas;
- Mostrar
que reciclando conseguimos materiais divertidos e úteis;
- Ensinar a sustentabilidade como modo de vida;
- Melhorar
o presente, visando outras gerações;
- Trabalhar a interação social, a oralidade, a leitura e a escrita.
Procedimento metodológico:
- 1º Momento: Iniciar com uma roda de conversa,
mostrando o que é reciclagem e algumas de suas vertentes, explicar sobre
os benefícios de usar a sustentabilidade no seu cotidiano. Mostrar os
materiais (brinquedos) que serão confeccionados no decorrer do dia e com
que serão feitos.
- 2º Momento: Pedir que eles façam grupos e cada
grupo escreva um bilhete onde falarão o que esperam que tenha melhorado no
meio em que vivem, para que as gerações futuras usufruam de um Mundo
melhor. Ao fim da escrita, um representante de cada grupo lerá o bilhete
feito por eles.
- 3º Momento: Confecção de cartazes que ilustrem o
que foi absorvido na Semana da Sustentabilidade. Cartazes estes que
servirão de “ornamentação” para a escola a fim de orientar e informar
sobre os temas tratados.
- 4º Momento: Criação de objetos com sucatas “pet”.
Dentre eles estão o bilboquê, megafone, flor e até mesmo um potinho
“porta-treco”.
Avaliação:Observar a capacidade de entendimento do
tema tratado, escrita, oralidade, criatividade, coordenação psicomotora e a
coletividade.
Amei!
ResponderExcluirSequência maravilhosa me ajudará bastante. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho! Amei!
ResponderExcluirVou atrelar ao Projeto Pedagógico da escola e retomar na Feira do Livro com um desfile de modas, com roupas confeccionadas com materiais reaproveitados.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir