quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Texto 3

               
              Nosso terceiro texto trabalhado foi o Texto "A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos do ensino fundamental" de CORSINO, Patricia, p 29-42.


                No primeiro momento, a autora conta um fato que ocorreu em sala de aula onde um aluno chega com pote de lagartas e isso acaba causando uma grande curiosidade nos outros alunos e fazendo com que a professora pedisse que o aluno cedesse algumas de suas lagartas e colocasse em uma caixa de sapatos para que conforme o passar dos dias pudessem ser observadas. Um simples ato, fez com que o interesse em pesquisar sobre esse animalzinho desencadeasse a vontade dos alunos em querer aprender mais.

                Importante o interesse do professor pelo o que seu aluno leva para a sala de aula, fazendo uma troca de confiança e ao mesmo tempo de conhecimento. A aproximação para os interesses da criança faz com que ela não seja mais o ser que não é ouvido ou que nada reproduz.

                Dar abertura para o imprevisível e espaço para que esse tipo de atividade ocorra é muito rico na formação da criança e nos faz perceber que não é preciso ter recursos mirabolantes para que elas ocorram. A partir do momento em que são concebidas essas atividades, é preciso planejar seus caminhos e que rumos ela vai tomar já que irão surgir dúvidas, curiosidades e questionamentos que devem ser respondidos aos alunos.

                Esses projetos desencadeiam a articulação entre diferentes áreas do conhecimento, sendo muito mais interessante para os alunos e fazendo com que eles também se sintam responsáveis e participantes do projeto. As crianças são curiosas, e essa curiosidade move seus interesses.

                É na troca de descobertas que os conceitos vão surgindo e segundo Vigotsky esses conceitos podem ser espontâneos, construídos cotidianamente, e os conceitos científicos, construídos em situações formais.

                Nessa relação dos conceitos, a linguagem ganha dimensão central já que quando a criança não tem ideia de um significado ela recria na imaginação para que seja possível exprimi-la em palavras e criar um significado.

                A relação educação e cultura implica na prática por significados compartilhados em grupo e o currículo escolar deve estar preparado para esse consumo pois ele causa efeito no processo de construção da identidade do estudante.

Trazer para a sala de aula a possibilidade do aluno compreender sua própria historia, sua forma de viver e de se relacionar por meio de atividades que levam a investigar e intervir sobre a realidade por sua própria visão , faz entender que ele faz parte integrante  da natureza e da cultura.

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