No primeiro momento, a autora
conta um fato que ocorreu em sala de aula onde um aluno chega com pote de lagartas
e isso acaba causando uma grande curiosidade nos outros alunos e fazendo com que
a professora pedisse que o aluno cedesse algumas de suas lagartas e colocasse
em uma caixa de sapatos para que conforme o passar dos dias pudessem ser
observadas. Um simples ato, fez com que o interesse em pesquisar sobre esse
animalzinho desencadeasse a vontade dos alunos em querer aprender mais.
Importante
o interesse do professor pelo o que seu aluno leva para a sala de aula, fazendo
uma troca de confiança e ao mesmo tempo de conhecimento. A aproximação para os
interesses da criança faz com que ela não seja mais o ser que não é ouvido ou
que nada reproduz.
Dar
abertura para o imprevisível e espaço para que esse tipo de atividade ocorra é
muito rico na formação da criança e nos faz perceber que não é preciso ter
recursos mirabolantes para que elas ocorram. A partir do momento em que são
concebidas essas atividades, é preciso planejar seus caminhos e que rumos ela
vai tomar já que irão surgir dúvidas, curiosidades e questionamentos que devem
ser respondidos aos alunos.
Esses
projetos desencadeiam a articulação entre diferentes áreas do conhecimento,
sendo muito mais interessante para os alunos e fazendo com que eles também se
sintam responsáveis e participantes do projeto. As crianças são curiosas, e
essa curiosidade move seus interesses.
É
na troca de descobertas que os conceitos vão surgindo e segundo Vigotsky esses
conceitos podem ser espontâneos, construídos cotidianamente, e os conceitos científicos,
construídos em situações formais.
Nessa
relação dos conceitos, a linguagem ganha dimensão central já que quando a
criança não tem ideia de um significado ela recria na imaginação para que seja possível
exprimi-la em palavras e criar um significado.
A
relação educação e cultura implica na prática por significados compartilhados
em grupo e o currículo escolar deve estar preparado para esse consumo pois ele
causa efeito no processo de construção da identidade do estudante.
Trazer para a
sala de aula a possibilidade do aluno compreender sua própria historia, sua
forma de viver e de se relacionar por meio de atividades que levam a investigar
e intervir sobre a realidade por sua própria visão , faz entender que ele faz
parte integrante da natureza e da
cultura.
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