quinta-feira, 24 de maio de 2012

Alfabetização e Letramento


O texto " Alfabetizar Letrando" de Luciana Garcia tem como foco a alfabetização e o letramento e mostra seus respectivos significados : A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação; e Soares, (2000, p. 7) “Letramento é o estado em que vive o indivíduo que não só sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vive”.
Destaca que esses processos devem caminhar juntos na etapa da educação infantil,  e que o professor forneça ferramentas para que essa criança atinja seus objetivos e atinja sua plena aprendizagem da leitura e escrita dentro das práticas sociais já que, como afirma Freire (1989, p.11):
“(...) A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto”.
 É importante que a arrumação da sala de aula favoreça a relação entre os alunos e coopere na troca de informação entre eles e cabe ao professor dirigir as atividades e oferecer auxílio sempre que necessário.

Um comentário: