sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Grupo 4

                              


O grupo 4, apresentado pelo grupo o qual fazia parte, trabalhou o texto ESCOLA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: Tecnologias, ferramentas e criatividade... em busca de uma alfabetização digital".
Esse texto tem como foco principal a apropriação pela escola de novas tecnologias  em meio a esse impacto do fenômeno das novas tecnologias, como instrumento de estimulo a criatividade e de acompanhar seus alunos nessa nova era digital e tentar diluir uma visão linear que a escola tem sobre esse tema; não cabe mais a recusa desses novos meios.
           Com isso esse texto narra a experiência da escola Tic Tic Tac com o uso dessas novas tecnologias  e mostra o grande desafio da escola de se inserir nesse novo cenário e desenvolver novas formas de aquisição do conhecimento e de comunicação com seus alunos.
A característica do século é a informatização, facilitando a vida dos sujeitos em diversas áreas como a medicina, a propaganda, o comercio e com a escola não pode ser diferente, para que ela não seja um ambiente defasado. E a escola tem muito a ganhar integrando-se desse pensamento e construir uma nova proposta pedagógica.
A escola deve entender que hoje tudo depende de tecnologia e que se apropriar delas se faz necessário tornando o dia a dia mais fácil. O que levava semanas para uma noticia se tornar conhecida hoje leva questão de minutos.
Com um novo grupo se formando, dos “conectados” cabe a escola diminuir os efeitos dessa exclusão tornando a globalização um impacto sem volta.
É importante destacar que esse trabalho represente um caminho para o desenvolvimento de suas necessidades, potencialidades e expectativas.
A proposta não é que a escola abandone sua função primaria, mas que busque alternativas que cumpram sua proposta com mais eficiência, atenta aos processos de desenvolvimento e transformação de seu tempo.



Grupo 3


O grupo 3, trabalhou com o texto "Mídia Escrita e Letramento: Jornais e Revistas na sala de aula".


Nos mostrou o quanto essas ferramentas auxiliam no dia-a-dia em sala de aula e também propõe um novo olhar sobre as formas de acesso e transmissão da cultura e também na melhoria dessa transmissão e tem a finalidade de facilitar o conhecimento para o aluno, propiciando um conhecimento ideal para a formação intelectual e cognitiva do mesmo.

Tratar de assuntos diários, reais , presentes no cotidiano do aluno e de sua família faz também que se faça um ser pensante, critico daquilo que o mundo vive de uma forma atualizada, fazendo assim que o professor se torne responsável pela formação de cidadania em seus educandos.