Ainda no no livro Linguagens Infantis, o texto de Suely Amaral Mello ,com base nos textos de Vygotsky nos faz refletir sobre o
modo de ensino que as crianças estão recebendo.
Mafalda traz à tona uma dúvida se é possível guardar tudo o que lhe é ensinado. |
E o processo de aquisição da escrita
tem um papel enorme nesse desenvolvimento. Ela representa a realidade e para
que ela realize seu sentido e faça seu objetivo nas fases iniciais, é preciso
que o leitor seja “... capaz de ler ideias e nas palavras compostas de sílabas
num texto. Da mesma forma, ao escrever registrará ideias e não apenas grafará
as palavras.”
Fazer com que a criança tenha contato
com brincadeiras e atividades que trabalhem a sua imaginação e o faz de conta,
faz com que ela esteja preparada pra receber diversas formas de linguagem, como
por exemplo, a própria escrita, com foi citada.
O pulo
dessa etapa é que se consiste a grande critica da autora. Não devemos aceitar com
que a educação vire desde o início, uma formação modulada, bancária e já estruturada,
sem nenhuma chance de manifestação e organização dos pensamentos e ideais dos
agentes desse processo que são os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário